Avançar para o conteúdo principal

O Teatro...


Image in the http://theexpatriate.deviantart.com
Caminhamos para as comemorações de mais um Dia Mundial do Teatro na próxima Terça-feira dia 27.
Apesar de esta velhinha arte, apenas fazer parte do meu passado e eu não passar de uma mera espectadora, não quero deixar passar em branco esta dia.
Antes de mais "comprometer-me" a este ano tentar ir ver mais Teatro. Depois para comemorar esta data, gostaria de fazer uma coisa um pouco diferente. Este ano para dar um pouco mais de vida a este cantinho, resolvi armar-me em "jornalista" que não sou nem nunca fui, e fui "entrevistar" algumas pessoas que estão ou já estiveram em contacto com o palco.
Quanto ao palco, posso dizer que muitas saudades tenho eu de pisar um, de sentir o seu cheiro, de sentir a adrenalina dos ensaios, da criação de mais uma personagem, das estreias, do incógnito que é a reacção do público. Sinto saudades dos aplausos, dos ohhhhs e ahhhs quando alguma cena os choca ou surpreende. Saudades de tudo isso....
Das poucas vezes que tenho ido ao Teatro, tenho saído da sala com falta daquilo que gosto sentir, que é ao acabar o espectáculo, sentir-me cheia de um não sei quê, que me preenche e me deixa a falar do que vi, durante o resto da noite e por vezes ainda no dia seguinte.... isso não tem acontecido e pergunto-me porquê?
Será que sou eu que estou a ficar (ainda) mais exigente com o que acho aceitável? Será que está a acontecer-me, o que aconteceu com os livros que é ler, ler e não encontrar nada que me deixa satisfeita?
Talvez o problema se chame, eu criar grandes expectativas que nunca são superadas...
Talvez este ano eu vá ver a Tal peça que me surpreenda e deixe o meu coração a bater rápido!

Cumprimentos Teatrais a todos!!
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Peça de Natal "Os Espíritos de Natal"

Faltando menos de três meses para o Natal, começa a procura de textos, versos, canções para a quadra natalícia. Num outro blog que tenho  http://bluestrassbychristmas.blogspot.pt , tenho lá um texto escrito por mim. Ao fazer a pesquisa no Google por "Peça de Teatro de Natal" congratulo-me de dizer que a minha página é a segunda mais procurada. Logo achei por bem, colocar aqui também a dita peça, uma vez que este cantinho trata de partilha de opiniões, de textos teatrais. Este ano não é excepção, a dita peça vai estar disponível em ambos os blogs, sem que qualquer grupo ou particular tenha que pagar direitos de autor. Esta é a minha única peça colocada na íntegra na Internet. Podem usá-la, apenas agradecia um email para sandra.cabacos@gmail.com ou deixando um comentário aqui, com indicações de que a vão fazer... não é pedir muito, pois não?? Também não vale a pena virem comentar que a história não é original, que as canções não são minhas, a minha única resposta será que esc

Abrigo Temporário a 9 de Junho no G.B. 22 Maio

Pelos festejos do 82º aniversário do G.B. 22 de Maio da Idanha, vamos receber no dia 9 de Junho a Oficina de Teatro de Almada, com a peça "Abrigo Temporário". “ABRIGO TEMPORÁRIO” 17ª Produção da Oficina de Teatro de Almada Ficha técnica: “ABRIGO TEMPORÁRIO” a partir de textos de : Ana Hatherly, Anton Tchekov, David Lodge, Edson Athayde, Luís F. Veríssimo, Mário – Henrique Leiria e Ruben Braga. Adaptação, Dramaturgia e Encenação: Fernando Rebelo Intérpretes: Sandra Quá, Pedro Bernardino, Fernando Rebelo Cenografia: Jorge Barros Gomes Grafismo: Nuno Quá Figurinos: Alice Rôlo Técnica: Patrícia Vieira Voz ‘spot’ rádio: Alexandra Sargento Vídeo e fotos: Rui Pina Do espectáculo: «Não é necessário que saias de casa. Fica à mesa e escuta. Não escutes, espera apenas. Não esperes, fica em silêncio e só. O mundo virá oferecer-se a ti para que o desmascares, não podes fazer outra coisa, extasiado, contorcer-se-á diante de ti.» Franz Kafka É o teatro à procura de abrigo em textos que lh

"Eu cá nunca fiz Teatro!"

                                                       Image in http://flyingshoesstudio.blogspot.pt/ "Eu cá nunca fiz Teatro! Não tenho jeito para isso." Isto é o que dizem muitas pessoas, não tendo noção na realidade, o quanto somos actores durante toda a nossa vida. Toda a vida nós passamos por momentos em que de uma maneira ou de outra nós somos actores e actrizes mesmo inconscientemente. Sempre que falamos, sorrimos, acenamos, beijamos alguém pela qual nós não nutrimos uma simpatia profunda, estamos a ser actores... Definição de actor: "Sujeito que interpreta determinado papel ou guião, representando, ou incorporando certa personagem (...) Pessoa dissimulada ou fíngida."   in / http://www.lexico.pt   U m actor que estuda, se prepara para apresentar um peça de Teatro, defronta-se com mais ou menos dificuldades em criar a figura que lhe foi confiada.  Como criar por exemplo uma personagem de um esquizofrénico? Pesquisa-se, tenta-se falar com alguém qu